Cia. Arte das Águas promove sessão gratuita de ‘Por quê?’, da Cênica, nesta sexta-feira, dia 3/10, em Ibirá
- Cia Arte das Águas
- 13 de out.
- 4 min de leitura
Espetáculo infantojuvenil faz apresentação aberta à comunidade dentro do projeto ARTEIROS INTERGERAÇÕES, que segue até dezembro com vasta programação
Link para baixar fotos - Por quê?: https://bit.ly/3rZsrEN
Link para teaser - Por quê?: https://youtu.be/hA42PFYbW4s

A Cia. Arte das Águas promove nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, em Ibirá, sua cidade-sede, sessão gratuita do espetáculo infanto-juvenil “Por quê?”, da companhia rio-pretense Cênica. A apresentação acontece às 10h, no Projeto Arteiros, sede da trupe, aberta a toda a comunidade, dentro da programação do projeto “ARTEIROS INTERGERAÇÕES - Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para todos”. Até dezembro, o projeto leva uma vasta programação de ações formativas e apresentações artísticas a diferentes pontos da cidade.
Com música, bom-humor e poesia, a companhia Cênica, de São José do Rio Preto (SP), chega a Ibirá em outubro com sessão gratuita do espetáculo infanto-juvenil “Por quê?”. O espetáculo traz a história de quatro simpáticos senhores e senhoras que, todos os dias, ao som do violão do Senhor Coreto, se reúnem em uma praça para vivenciar situações inusitadas, engraçadas e profundamente alegóricas. Teatro, canto, dança e brincadeiras são atividades constantes no cotidiano dessas personagens e configuram seu universo lúdico.
A peça é inspirada no texto “Sou uma Pergunta”, de Clarice Lispector, abordando de modo delicado e bem-humorado questões como a solidão, o medo, a amizade e o reinventar-se diariamente. “Os valores hoje cultivados em nossa cultura ocidental fomentam uma qualidade de relações norteada mais pelo competir do que pelo compartilhar, respeitar e solidarizar-se. A situação se torna ainda mais delicada quando nos voltamos às relações com a pessoa idosa, que ainda sofre desrespeito, abuso e violência. De modo lúdico, bem-humorado e poético, propomos que o público, especialmente crianças e adolescentes, lance um olhar mais de perto às situações e questões vividas pelos idosos, sensibilizando-o e mobilizando-o a refletir sobre realidades que lhe são tão próximas, transformando-as”, considera a equipe artística.
A dramaturgia é de Linaldo Telles, que assina a direção com Fagner Rodrigues. A direção musical é de José Maria Guirado. Elenco e musicistas: Antonio Bucca, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Márcia Morelli e Vanessa Palmieri.
Palestras
A programação de outubro do ARTEIROS INTERGERAÇÕES também dá sequência à série de palestras com especialistas convidadas para tratar de temas urgentes na sociedade.
Serão duas palestras, ambas no dia 7. A primeira acontece no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Thermas de Ibirá, das 13h30 às 15h, com o tema “Velho é seu preconceito”, com a educadora Lúcia Helena Peres. O público-alvo são pessoas idosas e interessadas em geral são bem-vindas. A segunda palestra será no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, das 18h às 19h30, sob o tema “Meu lugar de fala PCD – Diversidade e acessibilidade”, com Vanessa Cornélio, PCD, diretora e performer, voltada a educadores e demais pessoas com interesse no assunto.
Sobre o projeto
A proposta do projeto “ARTEIROS INTERGERAÇÕES - Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para todos” é promover a integração e o enriquecimento cultural por meio de uma série de atividades artísticas e educativas que conectam diferentes gerações e comunidades, possibilitando a troca de saberes, pensamentos e vivências.
Até dezembro, a iniciativa irá oferecer gratuitamente oficinas, palestras, intercâmbios e apresentações teatrais com foco em diversas idades e públicos, ocupando diferentes pontos de Ibirá.
Sobre a Cia. Arte das Águas
Fundada em 2009, em Ibirá (SP), pelo produtor, ator, músico, dramaturgo e ex-secretário de Cultura de Ibirá, Antonio Bucca, a Cia. Arte das Águas dedica-se à pesquisa continuada com foco no teatro popular musical e nas raízes do interior paulista. Em 2013, conquistou sua sede, a qual além de ser um espaço de ensaio e produção de novos espetáculos, foi aberta a crianças e adolescentes de Ibirá, assim, idealizou e realizou a criação do “Projeto Arteiros das Águas”, que atende anualmente mais de 350 crianças e adolescentes.
O projeto é apoiado pelo Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, ProAC, Fomento CULTSP e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibirá.
Sinopse “Por quê?”:
Todos os dias, ao som do violão do Sr. Coreto, quatro simpáticos senhores e senhoras reúnem-se em uma praça para vivenciar situações inusitadas, engraçadas e profundamente alegóricas. Teatro, canto, dança e brincadeiras são atividades constantes no cotidiano destas personagens e que configuram seu universo lúdico. Filosoficamente inspirada no texto “Sou uma Pergunta”, de Clarice Lispector, a peça aborda de modo delicado e bem humorado questões como a solidão, o medo, a amizade e o reinventar-se diariamente.
SERVIÇO:
Projeto ARTEIROS INTERGERAÇÕES - Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para Todos, da Cia. Arte das Águas (Ibirá/SP)
03/10 (sexta-feira), 10h: Espetáculo – Por quê?, com Companhia Cênica
Local: Projeto Arteiros – sede da Cia. Arte das Águas, Ibirá
Gratuito. Aberto à comunidade.
55 minutos. Livre.
Palestras:
07/10 (terça-feira), 13h30 às 15h: Palestra – “Velho é seu preconceito”, com Lúcia Helena Peres
Local: Centro de Convivência do Idoso - CCI, Thermas de Ibirá
Gratuito. Aberto à comunidade.
07/10 (terça-feira), 18h às 19h30: “Meu lugar de fala PCD – Diversidade e acessibilidade”, com Vanessa Cornélio
Local: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, Ibirá
Gratuito. Aberto à comunidade.
Canais:
Informações à imprensa: Graziela Delalibera | 17 99114-1343





Comentários